Serviços

A AVOS, através de projetos próprios ou em regime de parceria com entidades referenciadas, dedica-se a:

Produção de biomassa de algas para sequestro de carbono com contabilização de créditos de carbono

A produção de algas em plataformas marítimas offshore com vista ao sequestro de carbono produzido em larga escala permitirá aceder aos mercados de créditos de carbono.

Produção de biomassa de algas em plataformas marítimas offshore para alimentação animal e humana

A agricultura utiliza em rega 50% da água doce existente para o Homem, polui o solo com fertilizantes, o ar com pesticidas e provoca erosão acelerada do solo. A aquacultura de algas não usa água doce, fertilizantes nem pesticidas; é equilibrada e sustentável. Existem inúmeras utilizações de algas para enriquecer a alimentação humana e a produção de rações para animais, com vastos benefícios para saúde e impactos ambientais.

Produção em aquicultura de bivalves, peixes e outros organismos marinhos em plataformas marítimas offshore

Através da utilização de plataformas marítimas é também possível a aquicultura de vários tipos de bivalves, peixes e outros organismos marinhos, com melhoria dos resultados em termos de custos e qualidade dos produtos.

Consultoria

A AVOS tem identificado vários e diferenciados projetos relacionados com a economia do mar, que necessitam de apoio técnico e financeiro para a sua implementação.

Fotografia gentilmente cedida pelo IPMA.

Instalação de Sensores

Implementação de redes de sensores para exercer a avaliação continua da área marinha. Estes sensores permitirão monitorizar o ambiente físico, químico e biológico através de uma rede de observatórios permanentes e estabelecer um programa de monitorização a longo prazo (series temporais e espaciais abrangentes), respondendo a questões prementes, como o aumento de biomassa e recursos nas áreas de instalação.

Responsabilidade Social

Pretendemos associar aos nossos projetos iniciativas de responsabilidade social. A título de exemplo, a reconversão de emprego para pescadores seniores para a aquicultura, reaproveitando todo um conhecimento empírico do mar, e a criação de oportunidades de emprego para jovens licenciados das áreas da biologia e da engenharia.